Voltar
Belezas Escondidas

Mais Destinos do MS

coxim

A cidade de Coxim, terra de Zacarias Mourão, respira ecologia, cultura e turismo. Está encravada no vale do rio Taquari, sendo porta de entrada para três pantanais: o próprio Pantanal do Taquari, o da Nhecolândia e também o Pantanal de Paiaguás.

Com pouco mais de 33 mil habitantes, o município foi ponto estratégico para a ocupação do território brasileiro ainda nos Séculos XVII e XVIII com o movimento histórico das Bandeiras Paulistas e também da Rota das Monções.

Deste modo, o município desde sempre foi local de relevante interesse para assuntos estratégicos e institucionais do Brasil, contando com uma unidade militar do Exército Brasileiro, o 47º BI (Batalhão de Infantaria Domingos Gomes Beliago), além de se consolidar também um pólo universitário regional com destaque para as unidades da UFMS, UEMS e IFMS.

A economia coxinense está fortemente arraigada no turismo, sendo o município um pólo pesqueiro reconhecido nacionalmente há mais de 60 anos, com destaque para os rios Taquari, Coxim e Jauru.

No entanto, apesar disso, atualmente as atividades pesqueiras vem sendo gradativamente substituídas por outras práticas ecoturísticas como os passeios de barco, os safáris 4x4 aos pantanais, as trilhas ecológicas com banho e cachoeira, os passeios de caiaque com banho de rio, os passeios culturais e temáticos da Rota das Monções, o birdwatching e outras atividades mais contemplativas e também esportivas.

Coxim possui três denominações populares nas quais seus produtos e serviços estão fortemente alicerçados: Capital do Peixe, Terra do Pé de Cedro e Portal do Pantanal.

Principais atrativos:

- Rio-cênico Rotas Monçoeiras (Rio Coxim, passeios de barco, arranjo de base comunitária da Rota das Monções);
- Pantanal de Paiaguás (Pantanal Overland 4x4);
- Rio Taquari (Fluvial Tours);
- Cachoeira das Palmeiras (Pousada e camping Palmeiras II, pescarias, barcos, restaurante, passeios de barco);
- Rio Jauru (Vila dos Diamantes & Rota das Monções);
- Refúgio Santa Teresa (Day-use, camping, trilhas, cachoeiras, corredeiras, birdwatching);
- Balneário 13 de Maio (Camping, balneário, quartos);
- Balneário Canuto (balneário, camping, day-use, quartos);
- Monumento Cristo Redentor do Pantanal (Trilha, birdwatching, vistas panorâmicas);
- Pé de Cedro - Praça Zacarias Mourão - Mural do Kobra (ponto turístico urbano de relevante interesse cultural e histórico para fotos);
- Praça do Flutuante (Pça Noêmia Serrou Camy de Araújo) ? ponto turístico urbano na margem direita do Taquari, área central, para contemplação da natureza, fotos, restaurante, parquinho, pesca de barranco, observação de araras, tucanos, papagaios, periquitos, passeio com a família, roda de tereré, bate-papo com amigos, banho de sol, meditação, namoro etc.


Rede hoteleira:

O município conta com cerca de 1.500 leitos em três dezenas de hotéis e pousadas urbanas além de mais outros cerca de 1.500 em ranchos, pousadas e hotéis-pesqueiros na zona urbana e rural, sendo uma das maiores ofertas de hospedagem do interior de MS.


Gastronomia:

Em Coxim há dezenas de bares, lanchonetes, conveniências, restaurantes e similares onde se encontra de quase tudo, desde lanches e porções variadas até comida japonesa, pizzas, churrasco e a tradicional ?peixada completa?, prato típico da cidade. Há também os serviços de disque-entrega e o app ?Aiqfome? por onde podem ser descobertas agradáveis surpresas como, por exemplo, a famosa ?empada com recheio de carne de sol desfiada de boi-pantaneiro com pequi?, uma fina iguaria local sem precedentes.


Conexão com outros destinos:

A partir de Coxim o turista ou visitante pode, além das pescarias, campings, passeios de barco, caiaque e safáris 4x4 pelos pantanais, adentrar também nos belos destinos vizinhos como Alcinópolis e Rio Verde. Em Alcinópolis, por exemplo, reconhecida também como a Capital Estadual da Arte Rupestre, há a admirável Rota Arqueológica, composta pelo magnífico sítio arqueológico do Templo dos Pilares e dos intrigantes Pitoco e Barro Branco, com pinturas, gravuras, fauna e flora exuberantes além de paisagens de tirar do fôlego. Alcinópolis está à apenas 125 quilômetros de Coxim via BR-359. Já em Rio Verde, à apenas 45 quilômetros de Coxim via BR-163, sentido sul/Campo Grande, há a APA (Área de Proteção Ambiental) Sete Quedas do Rio Verde, onde estão localizadas diversas pousadas e balneários que fazem a alegria dos visitantes. A fábrica de chapéus Karandá, por sua vez, também possui uma loja de produtos exclusivos e outros souvenires da localidade que precisam estar na agenda do turista que vai a Rio Verde. Mais adiante, em São Gabriel do Oeste, há a LOJA STRUT, um grande showroom de produtos derivados da atividade da estrutiocultura (criação de avestruz) que também é algo imperdível aos visitantes que passam pelo local. A loja fica à cerca de 80 quilômetros de Coxim no sentido sul/Campo Grande, à cerca de 35 depois da cidade de Rio Verde.