Voltar
Bioma Natural

Pantanal Mato Grosso do Sul

O Pantanal, uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Pantanal Mato Grosso do Sul

Pantanal Mato Grosso do Sul

O Pantanal, uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do mundo, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. A maior planície inundável do planeta e cenário de uma incrível biodiversidade, o Pantanal sul-mato-grossense é a combinação harmoniosa entre turismo de aventura, de contemplação e turismo de experiência.

É um paraíso para observadores e fotógrafos de fauna e flora, onde vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis. A maioria das fazendas localizadas no Pantanal não só oferece boa infraestrutura e atendimento ao turista, como também apresenta conscientização ecológica e manutenção das tradições da cultura do homem pantaneiro.

Em 2015, o Pantanal foi eleito o 4º melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo e hoje é um dos destinos brasileiros mais procurados pelo turismo nacional e internacional.

Cruzar o Pantanal de barco ou chalana, andar a cavalo pelos rios e corixos, ver animais na natureza selvagem durante o dia ou à noite, contemplar o belíssimo pôr do sol, observar o céu incrivelmente estrelado, provar da gastronomia pantaneira ou simplesmente hospedar-se em fazendas e barcos hotéis, com certeza são experiências memoráveis.

Diferente da região Bonito - Serra da Bodoquena, as águas dos rios pantaneiros são escuras e, muitas vezes, de cor marrom devido a sedimentos. A grande maioria dos passeios fica nas fazendas ou há a necessidade de locomoção para os arredores das cidades.