×

PANTANAL


Discover one of the most exuberant and diverse nature reserves on the planet. Unforgettable landscapes, surprises and the incredible experience of coming face to face with animals in their natural habitat. And be sure to discover the richness of the Pantanal culture, experiencing the simplicity and magic of life in harmony with nature.


PANTANAL


O Pantanal é um verdadeiro paraíso para aqueles que amam vivenciar experiências em meio a natureza. O Mato Grosso do Sul abriga 67% da maior planície alagável do mundo que devido ao Ciclo das Águas nos proporciona os períodos de Cheia, Vazante e Seca.

A Cheia geralmente ocorre de dezembro a março coincidindo com o nosso verão que é muito chuvoso. Esse é o período que a vegetação se renova, os peixes se reproduzem, os animais se afastam em busca de terra seca e a paisagem produz imagens incríveis da natureza. Durante a cheia os safáris fluviais podem ser mais longos chegando a regiões inacessíveis por terra, os safáris terrestres e cavalgadas podem ocorrer em lâminas d’água proporcionando uma experiência marcante.

A Vazante geralmente ocorre de abril a julho quando as chuvas encerram e a água começa a escoar pela planície formando várias baias e lagoas que acabam represando os peixes que viram verdadeiros banquetes para as aves e outros animais que começam a retornar para as partes mais baixas em busca de comida. É o período que o Pantanal recebe as aves migratórias que param para se alimentar antes de seguirem sua jornada rumo ao sou da América do Sul.

A Seca geralmente ocorre de agosto a novembro quando a vegetação assume tons amarelados e o nível das águas reduzem consideravelmente ficando restritos às calhas dos rios e lagoas permanentes. Com isso os animais acabam se concentrando próximos aos cursos d’água em busca de alimento o que facilita a observação da vida selvagem.

Lembramos que o ciclo das águas pode variar um pouco de um ano para o outro ou pode ter anos em que uma estação é mais proeminente que a outra.

O Pantanal oferece aos visitantes hospedagens e passeios nas Pousadas Pantaneiras que podem ser em fazendas centenárias, hotéis de selva ou pousadas de luxo, permitindo receber diversos perfis de público de acordo com suas necessidades.

As Pousadas Pantaneiras se localizam principalmente nos municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá, e oferecem em suas diárias café da manhã, almoço e jantar inclusos, o que proporciona aos visitantes uma experiência gastronômica diferenciada conhecendo os pratos e sabores típicos do Pantanal. Os passeios também estão incluídos nas diárias, e eles são focados na contemplação da natureza.

Os principais passeios oferecidos pelas pousadas pantaneiras são:

Safáris Fluviais pelos rios e lagoas da região que podem ser realizados em caiaques, barcos de alumínio ou em chalanas podendo observar a natureza por uma perspectiva diferenciada e acessar regiões mais selvagens.

Safáris Terrestres em veículos especializados que passam por estradas e campos abertos possibilitando visualizar os animais em seus habitats naturais de um ângulo privilegiado com toda segurança para os turistas e para os animais. Os safáris são realizados durante o dia e durante a noite buscando os animais de hábitos noturnos e a contemplação do ceu estrelado pantaneiro que oferece uma experiência única para os visitantes.

Trilhas Ecológicas que proporcionam uma imersão intensa na natureza onde o turista pode se sentir muito próximo do ambiente natural observado de perto a flora nativa, pequenos animais e por muitas vezes animais de médio porte.

Passeios a Cavalo pelos campos proporciona uma interação com os cavalos possibilitando aos visitantes acessarem regiões diferentes onde não é possível chegar através dos safaris terrestres e fluviais.

Pescaria artesanal de piranhas com varas de bambu que trazem a emoção de pescar e observar de perto esse peixe tão emblemático do Pantanal.

Observação de Aves em diversas Pousadas que oferecem uma programação exclusiva para esse perfil de público, com guias especializadas, horários diferenciados e acesso a áreas exclusivas das fazendas que são mais propícias para encontrar diversas espécies de aves.

Muitas Pousadas Pantaneiras também oferecem as atividades rurais da fazenda como passeios, possibilitando ao visitante conhecer o dia a dia da fazenda acompanhando o trato com os cavaloes e com o gado, tirar leite da vaca ao amanhecer, acompanhar uma pequena comitiva, conhecer de perto o dia a dia do peão pantaneiro, o que por muitas vezes é o primeiro contato dos turistas com as atividades do meio rural.

E o modo de vida do homem pantaneiro também é um atrativo para os visitantes, pois a cultura pantaneira é muito rica e diferenciada. O modo de pensar a vida, de se vestir, de falar atraem muito a atenção dos visitantes, e a culinária então, agrada os mais diversos gostos contando com grande variedade de frutas, bolos e doces caseiros, muita carne e churrasco, peixes regionais preparados de diversas formas, a culinária pantaneiro com certeza vai impressionar e proporcionar experiências incríveis.

Outra forma de conhecer o Pantanal é através dos Cruzeiros de Ecoturismo pelo rio Paraguai, que partem da cidade de Corumbá, nossa Capital do Pantanal, durante os meses de novembro e fevereiro. Você pode vivenciar muitas das experiências oferecidas pelas Pousadas Pantaneiras, mas a bordo de embarcações luxuosas com toda a infraestrutura e serviços necessários para atender os gostos mais exigentes acessando regiões mais distantes e selvagens como a exclusiva Serra do Amolar, uma cadeia montanhosa em meio a Planície Pantaneira.

O principal portão de entrada para chegar ao pantanal é pela capital do estado, Campo Grande, que recebe voos diretos diários partindo das principais capitais das regiões sudeste, sul e centro oeste fazendo conexões com o resto do Brasil e do Mundo. A partir de Campo Grande pode seguir para o Pantanal utilizando traslados privativos ou mesmo alugando um carro, utilizando estradas bem conservadas o que possibilita o acesso à maioria das pousadas durante o ano todo e com qualquer tipo de veículo em uma viagem de 3 a 5 horas dependendo da pousada escolhida. Outra opção é pousar diretamente na cidade de Corumbá, que recebe voos vindos de Campinas, que são mais buscados pelos turistas que querem realizar os Cruzeiros de Ecoturismo ou visitar as Pousada Pantaneiras da região da Estrada Parque. VOCE SABIA? A cidade de Bonito na Serra da Bodoquena recebe voos vindos de Campinas e Congonhas é muito próxima do Pantanal, apenas uma hora e meia de viagem por terra, também sendo uma ótima opção de acesso ao Pantanal.
- O Acesso ao Pantanal pode ser realizado em qualquer período do ano; - As Pousada Pantaneiras oferecem refeições e passeios em suas diárias; - O Pantanal muda de cenário de acordo com o ciclo das águas, se atente ao período que estará viagem para saber o que vai encontrar por lá; - Leve roupas leves para os passeios diurnos, casacos para os passeios noturnos, chapéus ou bonés, protetor solar e repelente; - Se gosta de fotos e vídeos se prepare pois irá capturar imagens inesquecíveis; - O Pantanal fica muito próximo dos municípios de Bodoquena e Bonito, então você pode reservar um dia para conhecer as águas cristalinas da região fazendo uma flutuação em nascentes ou trilhas visitando lindas cachoeiras.
O Pantanal, uma das regiões naturais mais exuberantes e diversificadas do mundo, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. A maior planície inundável do planeta e cenário de uma incrível biodiversidade, o Pantanal sul-mato-grossense é a combinação harmoniosa entre turismo de aventura, de contemplação e turismo de experiência. É um paraíso para observadores e fotógrafos de fauna e flora, onde vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis. A maioria das fazendas localizadas no Pantanal não só oferece boa infraestrutura e atendimento ao turista, como também apresenta conscientização ecológica e manutenção das tradições da cultura do homem pantaneiro. Em 2015, o Pantanal foi eleito o 4º melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo e hoje é um destino brasileiro muito procurados pelos turistas nacionais e internacionais. Cruzar o Pantanal de barco ou chalana, andar a cavalo pelos rios e corixos, ver animais na natureza selvagem durante o dia ou à noite, contemplar o belíssimo pôr do sol, observar o céu incrivelmente estrelado, provar da gastronomia pantaneira ou simplesmente hospedar-se em fazendas e barcos hotéis, com certeza são experiências memoráveis. Os principais Municípios no Pantanal são: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário, Porto Murtinho e Coxim.


Descubra

PANTANAL



Corumbá

Noite Pantaneira – Pousada Pioneiro

Fazenda San Francisco

Ladário

Hotel Fazenda Baía Das Pedras

Pantanal Park Hotel

Refúgio Da Ilha

Miranda

Pousada São João

Estrada Parque Pantanal

Anastácio

Barco Peralta

Fazenda Santa Inês

Pesca

Pousada E Camping Santa Clara

Atrativos Urbanos

Focagem Noturna

Pantanal Jungle Lodge

Fazenda Santa Cruz

Cavalgada

Hotel Recanto Barra Mansa

Barco Veneza

Barco Hotel Kayamã

Pousada Pequi

Passo Do Lontra Parque Hotel

Observação De Aves

Pousada Aguapé

Chalana

Voos Panorâmicos

Passeios E Cruzeiros Pantaneiros

Passeio De Barco

Pousadas Pantaneiras

Pantanal Safari

Cultura Pantaneira

Caminhada