Bonito/Serra da Bodoquena
Considerado polo de ecoturismo, o município de Bonito destaca-se como principal destino da região turística Bonito/Serra da Bodoquena (composta pelas cidades de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho), que surpreende pelas belíssimas paisagens naturais, rios de águas cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, dolinas e abismos.
A região é destino de ecoturismo, aventura com preservação ambiental, gestão pública focada na sustentabilidade e capacidade de carga controlada.
Bonito foi eleito por 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pelos leitores da revista Viagem e Turismo, uma das principais publicações de turismo do país. O destino também ganhou o prêmio de turismo responsável, o World Responsible Tourism Awards, em 2013.
Aéreo
Você pode ir a Bonito de avião partindo de Campinas (SP) ou por toda a região por acesso rodoviário, partindo de Campo Grande.
Aéreo para Bonito:
- Azul Linhas Aéreas
Rodoviário
Rodoviário partindo de Campo Grande:
- Bonito/Jardim: BR-060/419 e MS/382 ou BR-262/419 e MS/345
- Bodoquena: BR-262 e MS/178
- Aquidauana/Miranda/Corumbá: BR 262 (Pedágio na ponte sobre o Rio Paraguai, cerca de R$ 9,60 para carro passeio)
- Faça reserva de passeios com antecedência nas agências de viagem, pois eles possuem capacidade de carga (número máximo de visitantes por dia) como forma de preservar o meio ambiente.
- A entrada nos atrativos só é possível com um voucher adquirido diretamente nas agências de turismo da cidade. Então lembramos que o visitante não conseguirá fazer o passeio se chegar direto no atrativo sem o voucher / bilhete de entrada.
- As águas são transparentes, cristalinas e refrescantes. Mas, por ter calcário e magnésio em sua composição, essa água não é aconselhável para consumo. Beba sempre água mineral para evitar problemas digestivos.
- Leve seu protetor solar e seu repelente para as caminhadas. Mas, lembramos que durante as flutuações e banhos de cachoeira a orientação é de que os produtos não sejam usados para não agredir o meio ambiente.
- A maior parte do tempo faz calor, então prefira roupas leves e tênis para ir aos passeios.
- No centro da cidade as pessoas também costumam se vestir de forma despojada, por isso bermudas, camisetas, saias e chinelos são bem-vindos.
- No inverno faz bastante frio para os padrões brasileiros, então confira a previsão do tempo para se precaver com roupas adequadas.
- Nossa sugestão para a sua mala: roupa de banho, boné ou chapéu, óculos escuros, mochila, tênis, chinelos e sapatos baixos e fechados, camisetas, shorts, moletom, capa de chuva, protetor solar, repelente, máquina fotográfica subaquática, câmera filmadora e agasalho.
- Mesmo durante o inverno os passeios na água são deliciosos, pois as roupas de neoprene oferecidas nos atrativos inibem o frio. Aproveite!
- Sem contar os atrativos urbanos, a maioria dos passeios fica fora da cidade e há a necessidade de transporte. Fale com sua agência e agende o seu, caso não esteja de carro.
- Geralmente os passeios duram um período inteiro do dia e alguns até duram o dia todo, entre traslado, preparação e o próprio passeio. Então, faça sua programação para aproveitar ao máximo!
- Fale sempre com seu agente de viagens, ele pode te orientar e tirar suas dúvidas para que sua viagem seja inesquecível. Bom passeio!
Essas dicas são gerais. Confira orientações específicas sobre os passeios que pretende fazer.
Telefones
Confira alguns telefones que podem ser úteis:
- Bonito
- Conselho Tutelar: (67) 3255-2081
- Correios: 0800 725 7282
- Direitos Humanos: 0800 641323 (Est.) / 100 (Nac.)
- Hospital D. Bigaton: (67) 3255-3455
- Informações Turísticas: (67) 3255-1850
- Passagem Rodoviária: (67) 3255-1606
- Polícia Civil: (67) 3255-1104
- Polícia Ambiental: (67) 3255-1247