×

Blog

A entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade acontece no Bioparque Pantanal com show de abertura do cantor e compositor Guilherme Rondon

Mato Grosso do Sul será sede da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e Convenção Braztoa (Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo), que acontece de 01 a 04 de dezembro. Diretores e gestores associados de todo o Brasil, além de imprensa especializada, se reúnem em Campo Grande para troca de informações, debates e integração com o trade sul-mato-grossense.

O evento em MS conta ainda com um pré-tour, de 28 a 30 de novembro, em Bonito – Serra da Bodoquena e Pantanal para apresentar a participantes dois dos mais importantes destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país.

Convenção e Seeds

No dia 01, todos se reúnem em Campo Grande e a programação começa no Espaço Gran Murano, com uma sessão exclusiva de negócios entre operadores Braztoa e empreendedores locais, coordenado pelo Sebrae-MS.

Em seguida, às 16h00, acontecerá o ‘SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável’, que contará com um ciclo de apresentações dos principais parceiros, seguido de uma conversa interativa a respeito do turismo responsável entre os jurados do Prêmio e os participantes – profissionais do setor, jornalistas, associados BRAZTOA, finalistas do Prêmio e convidados. O intuito é desmistificar o conceito da sustentabilidade e abordar os desafios e oportunidades para a implementação de boas práticas nas empresas e nos destinos, direcionando o olhar do setor para seu papel diante dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“É a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe o evento de premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em um ano onde o turismo do estado alcançou maior visibilidade e esteve inserindo nas principais ações do segmento. Esta conjuntura reflete o empenho de nosso trade turístico, que apoiado pelo Sebrae e junto a uma rede de parceiros, a exemplo da Fundtur, vem assumindo o protagonismo necessário para mostrar e consolidar os potenciais de Mato Grosso do Sul, seja em destinos mais reconhecidos ou em outras regiões que estão despontando”, destaca o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Após o Seeds acontece um coquetel de encerramento das atividades do dia com um show dos artistas Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira. Expoentes da cultura local, eles apresentarão a rica musicalmente sul-mato-grossense construída através de suas referências e muitos talentos.

Entre os palestrantes, estão:

• FUNDTUR-MS – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul: Bruno Wendling “Gestão Inovadora, Responsabilidade e Foco no Mercado”
• Sebrae Nacional e Sebrae-MS: Ana Clévia Guerreiro e Chef Paulo Machado – “Rota Gastronômica Pantaneira”
• Ministério do Turismo: Rafaela Lehmann – Lançamento e apresentação do “Mapa do Turismo Responsável”
• Iberostar: Camila Paulini – e Centro do Turismo Espanhol – Oscar Almendros Bonis – compartilhando detalhes do grupo empresarial e do destino, respectivamente, em relação à Sustentabilidade.
• Os jurados Alexandre Garrido, Paula Arantes, Fernando Kanni, Rafaela Lehmann, Vitor Pinheiro, João Tasso e Rayane Ruas, da SPRINT Dados, que foi parceira na coordenação do Prêmio, participarão da segunda etapa, de interação com o público.

Já na sexta-feira (2) pela manhã, no Hotel Deville Prime, acontece a primeira parte da Convenção Braztoa e também haverá um encontro híbrido do time de jurados, com o apoio da SPRINT Dados, para seleção dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Paralelamente no período da manhã acontece um city tour para convidados, oferecido pela Secretaria de Turismo de Campo Grande (Sectur), que finalizará com visita ao Bioparque Pantanal. Todos os participantes almoçam na Feira Central de Campo Grande, onde vão conhecer alguns pratos da gastronomia campo-grandense, como o sobá. Eles aproveitam também para assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo no local.

A Convenção Braztoa continua no sábado (3) pela manhã, com uma programação repleta de atividades e integrações entre os associados e com os parceiros da Fundtur-MS, Ministério do Turismo, Sebrae Nacional, Sebrae MS, representantes de cinco experiências turísticas do Brasil, e GOL. Para analisar e debater sobre o que vem pela frente, a programação contará com os convidados: Fabio Trabulsi Ashcar, fundador da Life at Campus de Miami, Thiago Akira, consultor de Marketing Digital e Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, com mediação de Flávia Cunha, da Casa Causa. Na parte da tarde os associados conhecerão algumas iniciativas sustentáveis da capital, como a Casa Angí, e participarão de um city tour com o guia de turismo Carlos Iracy Coelho Neto.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A celebração de 10 anos da premiação terá como palco o recém-inaugurado Bioparque Pantanal Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento, que é considerado o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil m² de área construída, 33 tanques, e um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes.

“Estamos muito felizes por realizarmos esta edição comemorativa no Mato Grosso do Sul, que há anos já é referência em sustentabilidade, segue investindo para continuar sendo exemplo para o Brasil e o mundo. O MS foi o primeiro estado brasileiro parceiro do Programa Experiências Incríveis, da Academia de Excelência Braztoa, que capacitou 80 empreendedores do destino e toda sua estratégia e posicionamento está diretamente conectada com os temas que permearão nossas atividades no local, que chamamos de “3 R´s”: Regenerar (com os temas do SEEDS), Reconectar (Convenção) e Reconhecer (Prêmio). Temos a certeza de que teremos dias muito produtivos, de muito compartilhamento e com olhos para o futuro, da BRAZTOA e de todo o setor”. Disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que tem início às 18h do dia (03), é primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e também reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS conta que Mato Grosso do Sul foi muito feliz em captar a 10º edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. “O estado recebe participantes em um pré-tour por Bonito e Pantanal e Campo Grande será a sede do evento. Isso é muito emblemático, especialmente porque vamos realizá-lo no Bioparque Pantanal que é um novo equipamento turístico e que tem uma simbologia muito forte para o turismo de todo o estado”, ressalta.

“É também muito satisfatório receber este importante evento sobre sustentabilidade porque MS está cada vez mais forte na pegada da conservação, já que tem a meta de se tornar um estado carbono neutro até 2030. Ou seja, o Prêmio tem tudo a ver com a proposta do Mato Grosso do Sul e com o nosso turismo, que sempre foi responsável, de baixo impacto ambiental e de segmentação. Este momento vem para coroar o encerramento deste ciclo de gestão e, em breve, a certificação de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. Estamos muito felizes de sermos anfitriões e temos certeza de que será um belo evento”, finaliza o diretor-presidente.

No domingo, dia 04, operadores e jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conhecerão o trabalho do Instituto Arara Azul (ITA), uma organização não-governamental que tem como finalidade a promoção da conservação ambiental. O Instituto desenvolve programas e projetos como o Arara-Azul, projeto desenvolvido desde 1990 no Pantanal com o intuito de manter as populações viáveis de araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) e tirá-las da extinção.kz

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2021, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 7,1 bilhões e embarcaram 7,4 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Texto: Débora Bordin (Fundtur MS) e Tais Santo (Ag. Guanabara/Braztoa)